Forma Nova Era

Olá, tudo bem?

Gratidão por ler nosso artigo aqui no blog!

Relacionamento está sério? Pensando em casar? Já estão casados? Então, está na hora de conversar sobre as questões financeiras da vida a dois, e também, sobre gastos, sobre poupança e claro, sobre os objetivos e sonhos em comum!

Recomendamos que o casal tenha hábitos financeiros saudáveis desde o início da relação e que tenham um controle financeiro, como por exemplo, um orçamento estabelecido e, caso tenham filhos, eles podem e devem ajudar nessa tarefa. 

Em um momento de problema financeiro, procure apoio no seu parceiro, para juntos, encontrarem uma solução e não um culpado.

Muitos casais optam por se separar quando surgem problemas relacionados ao dinheiro, mas será que é mesmo a solução? Um processo de divórcio quase sempre traz frustrações emocionais e dúvidas no que se refere a partilha de bens.

O que muitas pessoas não sabem é que além da divisão de bens móveis e imóveis, as dívidas contraídas pelos cônjuges, e não quitadas durante o matrimônio, são de responsabilidade de ambos, sendo assim, podem e devem ser divididas.

Entretanto, para que isso ocorra exige-se a comprovação dos gastos e a finalidade dos mesmos, sendo necessário que se apresente os comprovantes de boletos, notas fiscais, empréstimos, contas de luz, de água, condomínio e entre outros que demonstrem a origem da cobrança e que sejam claramente relacionados às despesas que antecederam o rompimento matrimonial.

Por fim, cabe destacar que o regime de bens escolhido pelo casal quando da celebração do casamento ou da união estável, deve ser observado com muita atenção, pois cada regime impõe as suas peculiaridades quando da partilha de bens.

Nos dias atuais ainda é um tabu falar de dinheiro, precisamos reverter esse quadro, pois acreditamos que com tolerância, paciência, amor e cumplicidade pode-se encontrar uma solução juntos e salvar, inclusive, um casamento!

Este artigo foi escrito em parceria, com a advogada Sabrina Demori.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão?

Contate-nos, teremos prazer em ajudar!

Um caloroso abraço,

Marcia Kleemann e Sabrina Demori

 

Nova Era Consultoria e Educação Financeira