Forma Nova Era

Olá, tudo bem?

Gratidão por ler nosso artigo aqui no Blog!

Para realizar alguns sonhos, muitas vezes, recorremos a financiamentos e/ou empréstimos. Mas saiba que não precisamos ficar presos ao mesmo banco até pagar todas as parcelas. Ao verificar melhores condições e taxas em outra instituição financeira, você pode pedir a portabilidade do crédito (da dívida): é uma boa alternativa para quem pretende quitar o saldo devedor, pagando menos.

A portabilidade de crédito, segundo o Banco Central do Brasil, ‘’é a possibilidade de o cliente solicitar transferência de operações de crédito (empréstimos e financiamentos) e de arrendamento mercantil de uma instituição financeira para outra, mediante liquidação antecipada da operação na instituição original pela nova instituição financeira’’. Sendo assim, as condições da nova operação devem ser negociadas entre o próprio cliente e a instituição que concederá o novo crédito, não podendo a instituição com a qual você já tem a operação contratada negar o seu pedido de portabilidade.

Mas atenção: antes de realizar a portabilidade é importante que seja analisado previamente o custo efetivo total da dívida inicial, que engloba o saldo devedor, número de parcelas a vencer e as taxas de juros, tanto na instituição com a qual realizou o empréstimo quanto na que pretende fazer a portabilidade, afinal, o objetivo é trocar uma dívida mais cara por uma mais barata e não o contrário.
Também é importante ficar atento para a chamada “venda casada”, que apesar de ser uma prática rotineira dos bancos, é considerada abusiva, pois condiciona a contratação da portabilidade a contratação de outro produto ou serviço. Caso isso ocorra, não aceite!

Recomendamos que você faça as comparações dos números do seu financiamento e/ou empréstimo, para uma possível portabilidade de crédito de uma instituição financeira para outra. Na maioria das vezes, significa pagar menos juros e pagando menos juros, significa mais dinheiro no seu bolso, para realizar mais sonhos!

Um forte abraço nosso,

Marcia Kleemann e Sabrina Demori

Nova Era Consultoria e Educação Financeira